segunda-feira, 11 de julho de 2011

Empadão de Bacalhau.

Eu e meu amor adoramos pasteis de forno! Ontem eu resolvi usar a mesma massa do pastel de forno, mas desta vez me arrisquei a fazer uma coisa maior e que nunca tinha feito EMPADÃO!
Deu certo, pelo menos Jethro (meu amor) ADOROU!




Você vai precisar de:

   Massa: 
  • 200 gr de Margarina
  • 1 ovo
  • 1 colher de café de vinagre
  • farinha de trigo até formar uma massa que solte da mão.
   Recheio:

  • 400 gr de Bacalhau Fresco (ou seco, mais aí você tem que desalgar).
  • Um punhadinho de alecrim.
  • 50 gr de azeitonas picadas (eu piquei bem picadinha, pois meu amor, não gosta de azeitonas)
  • 1 pimentão cortado em tirinhas.
  • 1/2 cebola picada
  • Um fio de azeite de Oliva
  • Uma colher de oléo de girassol
  • 1 ou 1/2 tomate cortado em cubinhos.
  • Coentro a gosto.
  • Sal a gosto.

Pondo a mão na massa:

Recheio:
  1. Ponha o bacalhau em um panela adicione água e o alecrim e ponha pra cozinhar por uns 20 a 30 minutos.
  2. Escorra o bacalhau, espere esfriar e desfie o mesmo.
  3. Em uma frigideira, acrescente o oléo de girasol e a cebola picada. Depois que a cebola estiver douradinha acrescente o bacalhau desfiado, acrescente o pimentão, o tomate, as azeitonas e o coentro. Refogue tudo.
Massa:
  1. Ponha uma parte da farinha de trigo numa vasilha e acrescente a manteiga, ovo, e o vinagre, mexa tudo e vá acrescentando mais farinha até formar uma massa e soltar das mãos.
Agora é só montar: 
  1. Pegue um refratário e forre-o com a massa.
  2. Faça furos na massa com um garfo.
  3. Ponha o recheio.
  4. Abra o resto da massa e forre o refratário.
  5. Irá sobrar uns pedacinhos de massa, esses você vai usar para fazer as "tirinhas" para enfeitar a torta.
  6. Leve ao forno, (pré aquecido) por cerca de 30 minutos, ou até que fique dourado.
OBS: Se preferir um dourado mais rápido, pincele uma gema de ovo em cima da torta.
No momento em que for comer o empadão acrescente azeite de óliva, além de dar um sabor especial ao prato, torna o mesmo mais saúdavel!

Bom Apetite!






COMENTÁRIO DE JETHRO (O "AMOR")

Excelente esse empadão de bacalhau!
Ficou ótimo com katchup! Hehehe!
Com o seu amor, tudo sempre fica gostoso!
I Love You Baby!

2 comentários:

Joana Macedo disse...

Esse parece realmente estar uma delícia! Vou fazer para o meu amor!

Gabi Almeida disse...

Olá Joana,
É realmente uma delicia. Faça mesmo, tenho certeza que que ele vai adorar!

Postar um comentário